27 DE SETEMBRO: NO DIA MUNDIAL DO TURISMO CELEBRA-SE A IMPORTÂNCIA DO SETOR NA ECONOMIA

Nesta sexta-feira, 27, comemora-se o Dia Mundial do Turismo. A data foi estabelecida pela Organização Mundial do Turismo em 1980, ocasião em que foi implementado seu estatuto. Por ser um dia simbólico, a data também foi escolhida para celebrar o profissional que estuda e planeja a atividade turística, o Turismólogo. O profissional é reconhecido por lei desde 2012.
O setor de turismo é peça importante para a geração de emprego e renda do país. Segundo dados do último balanço divulgadas pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo, em 2018 o segmento representou 8,1% do PIB brasileiro. Como atividade econômica o Turismo impacta em mais de 50 setores, entre eles a hospedagem, locação de veículos, agências de turismo, transporte, alimentação, segurança, entretenimento, entre outros. Gera emprego e distribui renda.
Na Estância Turística de Avaré o setor de turismo desempenha papel de destaque na economia. A Secretaria Municipal de Turismo em 2015, data do último levantamento técnico apresentado na Câmara Municipal, apontou que existem mais de mil casas de veraneio na orla da Represa de Jurumirim. O fluxo desses visitantes impactam diretamente no comércio local, sobretudo em supermercados, açougues, padarias, postos de combustíveis e lojas de conveniência.
Neste mesmo relatório de 2015, foram divulgados números da hotelaria: a represa e cidade somavam 2004 leitos, distribuídos entre 18 hotéis e pousadas. A hoteleria de Avaré gerava na época mais de de 500 empregos formais. Além disso, teria o papel importante no consumo de bens e serviços da cidade e na geração de impostos. Ao todo 530 empresas são apontadas como pertencentes à cadeia produtiva do turismo.
Apesar da referência dos dados serem de 2015, não se pode negar que o setor turismo, representado pela iniciativa privada, segue com o mesmo grau de importância em Avaré. De lá para cá, foram inaugurados hotéis, centros comerciais, novas salas de cinema, restaurantes, hamburguerias e grandes redes de lanchonetes.
No entanto os segmento de comércio e serviços sentem a inatividade da Secretaria Municipal de Turismo. Até o momento não há informações sobre a atualização dos últimos dados apresentados, bem como a prestação de outros serviços que possam contribuir com o desenvolvimento local.
Crédito da foto de capa: Cássia S. Fagundes