Carregando...

DECISÃO AMBIENTAL CONTRIBUIRÁ COM AUMENTO DO VOLUME DE ÁGUA DA REPRESA

26 de março de 2019
Barco a vela na Represa de Jurumirim / Crédito da foto: Fernando Alonso

A represa de Jurumirim terá seu volume de água gradativamente restabelecido. A CTG Brasil – administradora da barragem da represa, recebeu as autorizações da Cetesb e da Aneel para reduzir a vazão de água na Usina Jurumirim. A decisão permite a redução da vazão mínima de 147 para 60 m³/s até outubro de 2019. A medida deve colaborar para a recuperação do reservatório nos próximos meses, contribuindo para a manutenção das atividades turísticas da rede hoteleira e marinas, prejudicadas com a seca na represa.

Desde o dia 18 de março, de forma gradativa, vem sendo feita a vazão da água da Jurumirim de 150 para 100 m³/s. A decisão baseou-se no estudo de diversos cenários, considerando a harmonia entre meio ambiente, geração de energia e recuperação dos reservatórios do Rio Paranapanema.

No ano passado a seca na represa provocou indignação dos agentes políticos da região, em virtude dos danos causados pela baixa de volume da água. As Prefeituras dos municípios que margeiam o lago emitirem na época uma nota de repúdio demonstrando indignação com a CTG Brasil, por conta dos aparentes danos ao meio ambiente e a economia do Turismo. O documento chegou a ser enviado ao Ministério do Meio Ambiente, da Agência Nacional de Águas (ANA), da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e do Ministério Público Federal para providências.

 

Crédito da foto de capa: Fernando Alonso

Com informações: Secom/Avaré 

 


Conheça

Seja Bem-Vindo!

A principal atração turística de Avaré é a represa de Jurumirim, formada pelo Rio Paranapanema, a 18 km da cidade. O local é território livre para a prática de windsurf, Jet skis, banana boat, caiaques, barcos e lanchas. É possível alugar embarcações nas marinas, passear de escuna ou fazer aulas de wakebord e stand´up. Ao redor da represa estão também hotéis de lazer, casas de veraneio e pousadas atraentes para casais, além do Camping Municipal.

Na área central, os principais atrativos são o Mirante do Cristo Redentor, o Santuário de Nossa Senhora das Dores, o Horto Florestal, artesanatos, entre outras atrações. Ao passar pela cidade, não deixe de provar nosso famoso doce de leite, iguaria muito tradicional de nosso município.


ENTRE EM CONTATO


Net @ - sites para internet