Carregando...

EXPOSIÇÃO REMEMORA 40 ANOS DE LEI QUE PROÍBE INDÚSTRIAS POLUIDORAS ÀS MARGENS DO RIO PARANAPANEMA

28 de agosto de 2019
Barragem da Represa de Jurumirim / Foto: Internet

A ONG Itapoty e Colônia Espírita Fraternidade apresentam para a comunidade no espaço Ecocidadania da entidade, a exposição que traz como tema o Rio Paranapanema em comemoração aos 40 anos da lei estadual que proíbe a instalação de indústrias próximas do rio que corta a região do sudoeste paulista. Por consequência desta lei Avaré, Piraju e Paranapanema ostentam o título de estância turística, decorrente da exploração do turismo no rio, livre de poluição.

A exposição tem como curadora a artista plástica Rosane Gaus e trata da história do rio e da represa Jurumirim, por meio de fotos antigas e atuais, textos e vídeos que remetem a reflexão sobre o impacto da poluição das águas.

A Colônia Espírita informa que a confirmação de presença deve ser feita pelos telefones (14) 3733-8777 ou (14) 99813-3111 (WhatsApp), ou diretamente na sede da entidade que fica na Rua Professora Danúnzia D’Santi, 670 – Bairro Ipiranga.

SOBRE A LEI: Sancionada em 27 de agosto de 1979, a lei estadual nº 2.090 de autoria do Deputado Antonio Salim Curiati proíbe a instalação de qualquer indústria de alto risco poluidor na bacia de drenagem do Rio Paranapanema, desde a sua cabeceira até a barragem da Represa Jurumirim.

PROGRAMAÇÃO – A data da exposição é 30 de agosto, uma sexta-feira, das 13h às 17h, e os interessados devem confirmar presença no evento até o dia 23. Haverá credenciamento dos participantes às 13h30, e na sequência ocorre a abertura dos trabalhos no Galpão Central da Colônia. Confira o roteiro completo:
13h30 – Credenciamento;
14h00 – Abertura – Apresentação Colônia e Itapoty + Café (Galpão Centro);
14h30 – Músicas com Renato Guerra (em frente ao Espaço Ecocidadania);
15h00 – Inauguração da Exposição “Paranapanema, nosso Rio, 40 Anos Limpo” (Espaço Ecocidadania);
16h00 – Exposição com o Flávio Cartunista – Criação de desenhos para o projeto (Térreo Espaço Ecocidadania);
16h00 – Exposição com a Arteterapeuta Maria Diva de Souza Tardivo – Trabalho de comunicação por meio da linguagem artística: Artes Plásticas e Texto (Térreo Espaço Ecocidadania);
16h30 – Vídeo sobre o Rio Paranapanema (Casinha de Oração);
17h00 – Encerramento.

 

Foto: Represa Jurumirim / Cássia S. Fagundes 


Conheça

Seja Bem-Vindo!

A principal atração turística de Avaré é a represa de Jurumirim, formada pelo Rio Paranapanema, a 18 km da cidade. O local é território livre para a prática de windsurf, Jet skis, banana boat, caiaques, barcos e lanchas. É possível alugar embarcações nas marinas, passear de escuna ou fazer aulas de wakebord e stand´up. Ao redor da represa estão também hotéis de lazer, casas de veraneio e pousadas atraentes para casais, além do Camping Municipal.

Na área central, os principais atrativos são o Mirante do Cristo Redentor, o Santuário de Nossa Senhora das Dores, o Horto Florestal, artesanatos, entre outras atrações. Ao passar pela cidade, não deixe de provar nosso famoso doce de leite, iguaria muito tradicional de nosso município.


ENTRE EM CONTATO


Net @ - sites para internet