Carregando...

HORTO FLORESTAL: MAIOR ATRAÇÃO TURÍSTICA URBANA É AMEAÇADA COM QUEIMADA

12 de outubro de 2019
Funcionários da Prefeitura agindo no controle do fogo. Crédito da foto: Fernando Alonso

O feriado de 12 de outubro, Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, aliado a um dia ensolarado,  seria perfeito para passear no Horto Florestal. No entanto turistas e avareenses se depararam com parte das trilhas da maior atração turística urbana da cidade ladeada por cinzas da mata queimada, ao que tudo indica, fruto de ação criminosa iniciada no final da tarde de sexta-feira, dia 11.

A fumaça intensa, cinzas no chão e troncos queimados. Foi assim que o visitante Guilherme José Silva, 29 anos da cidade de Tatuí encontrou durante sua caminhada. “Venho pra cidade visitar minha família e sempre passeio no Horto, mas hoje não consegui ficar muito tempo na trilha, o cheiro da fumaça estava insuportável”, explicou o visitante.

Cenário de cinzas e fumaça na Trilha do Horto. Crédito da foto: Fernando Alonso

Segundo informações publicadas em vídeo pelo oficial do Corpo de Bombeiros Alexandre Magno Monteiro, no Facebook, o fogo na mata tem indícios de ser criminoso. Em um dos vídeos ele lamenta o incidente: “Atenção povo de Avaré, que frequenta o Horto Florestal, infelizmente este tipo de incêndio ele é criminoso, não tem como no dia ensolarado haver aqui ponto de fagulha e de ignição, todos devem cuidar, isso aqui é patrimônio de todos nós”. Já no outro vídeo postado ele evidencia a criminalidade da queimada: “O que se verifica aqui é o o autor, ele caminhou entre a mata atirando fogo em diversos pontos onde acabou se espalhando”.

Fogo atingiu cerca de 2 mil metros de mata. Crédito da foto: Fernando Alonso

O fogo foi controlado através da ação do Corpo de Bombeiros e funcionários da Prefeitura Municipal de Avaré. No entanto por volta das 10 horas da manhã do dia 12 a reportagem do Turismo em Avaré esteve no local e presenciou funcionários da Prefeitura ainda contendo focos da queimada. A estimativa do Corpo de Bombeiros é que a queimada tenha atingido cerca de 2 mil metros quadrados de mata.

O Horto Florestal recebe milhares de visitantes por mês, além de servir de base para eventos esportivos e culturais. É a maior atração turística urbana da cidade e opção de lazer para grande parte dos avareenses.

Muita fumaça na trilha prejudicou o passeio de turistas e avareenses. Crédito da foto: Fernando Alonso

PREJUÍZO NA NATUREZA –  A ação criminosa no Horto Florestal pode ter mexido com o equilíbrio ambiental local que tem seu bioma classificado como Mata Atlântica. O portal do Instituto Florestal aponta diversas espécies da fauna que vivem na floresta atingida: capivara, serelepe, cachorro-do-mato, ouriço, tatu-galinha, quati, gato-do-mato, jacú e tucano. Entre a flora, são encontradas espécies de pau-jacaré, gorocaia, guaçatonga, figueira-mata-pau, copaiba, angico, pau-pólvora, juçara, guarantã, cedro-rosa, canjerana, além das espécies exóticas como eucalíptos e pinheiros.

Crédito da foto de capa: Fernando Alonso


Conheça

Seja Bem-Vindo!

A principal atração turística de Avaré é a represa de Jurumirim, formada pelo Rio Paranapanema, a 18 km da cidade. O local é território livre para a prática de windsurf, Jet skis, banana boat, caiaques, barcos e lanchas. É possível alugar embarcações nas marinas, passear de escuna ou fazer aulas de wakebord e stand´up. Ao redor da represa estão também hotéis de lazer, casas de veraneio e pousadas atraentes para casais, além do Camping Municipal.

Na área central, os principais atrativos são o Mirante do Cristo Redentor, o Santuário de Nossa Senhora das Dores, o Horto Florestal, artesanatos, entre outras atrações. Ao passar pela cidade, não deixe de provar nosso famoso doce de leite, iguaria muito tradicional de nosso município.


ENTRE EM CONTATO


Net @ - sites para internet