Carregando...

MTUR DIVULGA MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA VERSÃO 2019 DO MAPA BRASILEIRO DO TURISMO

29 de janeiro de 2019
Vista do Mirante do Cristo em Avaré: em 2018 a cidade figurou na categoria C do Mapa Brasileiro / Crédito da foto: Fernando Alonso

Já está disponível no portal do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) o documento orientador com os novos critérios, compromissos e recomendações que deverão ser observados pelos municípios que visam integrar o Mapa do Turismo Brasileiro 2019.

O Mapa baseia a criação de políticas públicas e a destinação prioritária de recursos do Ministério do Turismo, com foco no desenvolvimento regional do setor.

O MTur compilou também um conjunto de perguntas e respostas que facilitam o entendimento do processo de atualização do Mapa. São mais de 20 questionamentos cuidadosamente esclarecidos. Entre elas está a lista de critérios obrigatórios para integrar o Mapa – o município deve ter um órgão de turismo em atividade, conselho municipal de turismo funcionando, orçamento próprio destinado ao turismo local, além de prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastur.

Segundo a coordenação geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo do MTur, a atualização é fundamental para definir o recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério do Turismo em cada estado. O Mapa do Turismo Brasileiro foi instituído em dezembro de 2013 e passou a ser atualizado de dois em dois anos a partir de 2016. Os estados, em parceria com os municípios, têm autonomia para definição das regiões turísticas, excluindo ou incluindo destinos.

AVARÉ NO MAPA –  A Estância Turística de Avaré, que em 2016 chegou a figurar na categoria B, hoje se posiciona ao lado do município vizinho de Botucatu na categoria C, segundo documento oficial do MTur. As outras cidades da região estão entre as faixas D e E, que significa que possuem pouco fluxo turístico. O posicionamento da Estância Turística de Avaré em 2019 dependerá da agilidade da Secretaria Municipal de Turismo para subir no ranking do Ministério do Turismo.

VANTAGENS – Uma das vantagens de se obter o documento diz respeito à priorização de investimentos federais destinados ao turismo. A categorização permite ao Ministério do Turismo identificar o desempenho da economia do setor, analisando-se nos destinos a quantidade de estabelecimentos de hospedagem, quantidade de empregos em estabelecimentos de hospedagem e quantidade estimada de visitantes domésticos. Em 2018 o levantamento pesquisou 5.570 municípios do país. A próxima atualização do Mapa acontecerá neste ano, podendo haver entrada e saída de municípios, a depender dos critérios estipulados por legislação vigente.

Com informações: www.turismo.gov.br

 


Conheça

Seja Bem-Vindo!

A principal atração turística de Avaré é a represa de Jurumirim, formada pelo Rio Paranapanema, a 18 km da cidade. O local é território livre para a prática de windsurf, Jet skis, banana boat, caiaques, barcos e lanchas. É possível alugar embarcações nas marinas, passear de escuna ou fazer aulas de wakebord e stand´up. Ao redor da represa estão também hotéis de lazer, casas de veraneio e pousadas atraentes para casais, além do Camping Municipal.

Na área central, os principais atrativos são o Mirante do Cristo Redentor, o Santuário de Nossa Senhora das Dores, o Horto Florestal, artesanatos, entre outras atrações. Ao passar pela cidade, não deixe de provar nosso famoso doce de leite, iguaria muito tradicional de nosso município.


ENTRE EM CONTATO


Net @ - sites para internet