Carregando...

PRESSÃO POLÍTICA: BAIXA NO VOLUME DE ÁGUA DA REPRESA MOBILIZA INTERNAUTAS COM ABAIXO-ASSINADO

27 de janeiro de 2020
Represa de Jurumirim em Avaré com baixo nível de água / Crédito da foto: Internet

A notícia veiculada no início de janeiro, de que o reservatório da represa de Jurumirim seria utilizado para restabelecer o nível de água da represa de Chavantes repercutiu negativamente na Estância Turística de Avaré e cidades da região que são banhadas pelo Rio Paranapanema.

Se por uma lado a decisão da ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico, prevê normalizar o sistema operacional da geração de energia do país, por outro tem um impacto extremamente negativo na economia da cidade, onde hotéis e pousadas estão estabelecidos por décadas, além das casas de veraneio para locação e de particulares e espaços de domínio público, a exemplo do Camping Municipal e Balneário Costa Azul, ambos em Avaré.

Diante do risco de prejuízos irreparáveis para a economia do turismo e ao meio ambiente, a internauta Débora de Arruda Mendes Holhoyd lançou um abaixo-assinado on line onde pede o restabelecimento do nível da água em pelo menos 50%. “Nos últimos dois anos a represa ficou abaixo de 40% de sua capacidade útil durante os meses de verão devido à geração elétrica. Nessa condição a navegação se torna muito perigosa devido à presença de troncos de árvores na superfície e submersos e o risco de colisão, o que impacta negativamente nas atividades turísticas e de lazer”, argumenta no abaixo-assinado.

Até a noite de 27 de janeiro quase 35 mil pessoas já assinaram a petição. Entre os manifestantes que registraram seus protestos, alguns lamentam: “Desde que conheço por gente,vejo essa represa como um orgulho da região,um patrimônio,e é triste demais ver essa situação em que se encontra,algo precisa ser feito” registra Jeziel Souza. Já Eunice Martos Barros cobra as autoridades: “Há necessidade da atenção das autoridades competentes que estão dando as costas”.

Para assinar o abaixo-assinado acesse: https://www.change.org/p/governador-secret%C3%A1rios-deputados-do-s%C3%A3o-paulo-salvar-a-represa-jurumirim

 

 

 

 

 


Conheça

Seja Bem-Vindo!

A principal atração turística de Avaré é a represa de Jurumirim, formada pelo Rio Paranapanema, a 18 km da cidade. O local é território livre para a prática de windsurf, Jet skis, banana boat, caiaques, barcos e lanchas. É possível alugar embarcações nas marinas, passear de escuna ou fazer aulas de wakebord e stand´up. Ao redor da represa estão também hotéis de lazer, casas de veraneio e pousadas atraentes para casais, além do Camping Municipal.

Na área central, os principais atrativos são o Mirante do Cristo Redentor, o Santuário de Nossa Senhora das Dores, o Horto Florestal, artesanatos, entre outras atrações. Ao passar pela cidade, não deixe de provar nosso famoso doce de leite, iguaria muito tradicional de nosso município.


ENTRE EM CONTATO


Net @ - sites para internet