Carregando...

QUEIJOS ARTESANAIS VIRAM ATRAÇÃO TURÍSTICA NA REGIÃO

11 de outubro de 2018
Queijos Artesanais que integram o projeto Caminho do Queijo Artesanal Paulista / Crédito da foto: www.caminhodoqueijopaulista.com

Para quem gosta de queijos artesanais, os município de Bofete e Pardinho podem ser uma boa opção de passeio que alia natureza com esta iguaria, que ganha cada vez mais espaço no interior de São Paulo. Os municípios, distante em torno de 80 km da Estância Turística de Avaré, estão no mapa do projeto “Caminho do Queijo Artesanal Paulista e frequentemente ganham destaque nas mídias especializadas. Conheça as queijarias que estão se tornando a sensação da cuesta de Botucatu:

PARDINHO ARTESANAL (PARDINHO) – Antes de investir na produção queijeira, os negócios da Fazenda Sant’Anna, em Pardinho, a 207 quilômetros de São Paulo, iniciados há mais de 40 anos, estavam voltados à criação de gado de raça, como o Gir. A queijaria surgiu três anos atrás como consequência quase natural da qualidade da matéria-prima que se tinha em mãos. Maturados em caves subterrâneas por até 15 meses, os queijos da marca são preparados com leite cru e unem o fazer artesanal ao que há de mais moderno na esfera técnico-laboratorial. O Cuesta, primeiro entre as outras quatro variedades oferecidas no catálogo fixo, é feito 100% com leite de Gir alimentado a pasto e curado por oito meses – é untuoso, macio e adocicado, com notas amendoadas, baixa acidez e sal na medida. Já a receita do Cuestazul, suave e levemente salgado, utiliza blends de leites, sempre com no mínimo 50% provenientes de vacas Gir, e mofo azul (Penicillium roqueforti). Por fim, o Mandala, feito com leite cru em tachos de cobre e maturado por 18 meses sobre madeiras, é apresentado em peças de 10kg, tem sabor adocicado e bom derretimento. O último lançamento da marca é o Creme, primeiro queijo de massa mole da marca.

Queijo produzido pela Pardinho Artesanal / Crédito da foto: www.caminhodoqueijopaulista.com

Onde: Estrada Municipal Constantino Pauletti, km 6.5, Pardinho – SP

Horário de atendimento: sextas-feiras, das 14h às 17h, com agendamento prévio, feito por telefone até a quarta-feira anterior (sujeito à disponibilidade)

Contato: (14) 3882-8666

Redes sociais: @PardinhoArtesanal

Atrações: venda de queijos na queijaria

QUEIJARIA BELAFAZENDA (BOFETE) – Queijaria fundada em 2017 por Carolina Vilhena, veterinária de formação que decidiu dedicar-se exclusivamente aos queijos, está localizada na cidade de Bofete, na região Oeste do Estado, a 198km da capital. Ávida pesquisadora, a queijeira trabalha com leite de vacas Jersey da sua própria criação e fabrica queijos de leite cru fermentados com kefir. A marca oferece variedades como o Azul de Bofete, queijo azul de massa mole e aroma marcante, e o Bem Brasil Rústico, de massa mole e casca mofada, ligeiramente ácido, ambos maturados por 60 dias. Já o Soberano, tem massa prensada e não cozida, o que resulta em um queijo firme, com aroma que remete à amêndoas, oferecido em peças de 5kg, maturadas por 6 meses a 1 ano, ou de 1kg, que maturam por 90 dias.

Queijo produzido pela Queijaria Belafazenda/ Crédito da foto: www.caminhodoqueijopaulista.com

Onde: Estrada municipal de Bofete s/n – Bofete, SP

Horário de atendimento: terças e quintas, das 10h às 17h (com agendamento)

Contato: (11) 99767-8187 / queijariabelafazenda@gmail.com

Redes sociais: @queijariabelafazenda

Atrações: Venda direta de queijos para o consumidor final, degustação de queijos, aulas e oficinas

Com informações de www.caminhodoqueijopaulista.com


Conheça

Seja Bem-Vindo!

A principal atração turística de Avaré é a represa de Jurumirim, formada pelo Rio Paranapanema, a 18 km da cidade. O local é território livre para a prática de windsurf, Jet skis, banana boat, caiaques, barcos e lanchas. É possível alugar embarcações nas marinas, passear de escuna ou fazer aulas de wakebord e stand´up. Ao redor da represa estão também hotéis de lazer, casas de veraneio e pousadas atraentes para casais, além do Camping Municipal.

Na área central, os principais atrativos são o Mirante do Cristo Redentor, o Santuário de Nossa Senhora das Dores, o Horto Florestal, artesanatos, entre outras atrações. Ao passar pela cidade, não deixe de provar nosso famoso doce de leite, iguaria muito tradicional de nosso município.


ENTRE EM CONTATO


Net @ - sites para internet