Carregando...

REPRESA DE JURUMIRIM CORRE RISCO DE NOVA BAIXA NO VOLUME DE ÁGUA

13 de janeiro de 2020
Represa de Jurumirim, Avaré – SP / Crédito da foto: Cássia Sierra Fagundes

Enquanto a Represa de Jurumirim recupera aos poucos a sua capacidade, o reservatório da Hidrelétrica de Chavantes, localizada na divisa do Estado de São Paulo e Paraná, acumula um volume de água de apenas 13,85%. O local, que recentemente adotou o título de Angra Doce, por sua potencialidade turística, tem sofrido com o baixo volume de água no local. Na região, são oito resorts e centenas de casas de veraneio e pousadas. Com a medida adotada, as autoridades esperam estabilizar o reservatório pelo menos 33% do volume de água.

A Hidrelétrica de Chavantes fica entre os municípios de Chavantes (SP) e Ribeirão Claro (PR) e tem a capacidade instalada de 414 MW. Localizada no médio Paranapanema, o reservatório tem a capacidade de armazenar 3,04 trilhões de litros. Para reduzir o problema da baixa da água, o ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico anunciou o aumento da vazão mínima da Hidrelétrica de Jurumirim, que tem a Estância Turística de Avaré como cidade referência. Atualmente o reservatória de Jurumirim está com volume útil de quase 32%.

Com a autorização da vazão, o setor turística do município teme ser novamente prejudicado com a seca , principalmente com a proximidade do Carnaval, ocasião que tradicionalmente atrai milhares de turistas em busca de diversão nas praias de água doce.

Na tentativa de minimizar o problema, novamente foi instalado uma sala de gerenciamento de crise do Rio Paranapanema, que conta com representantes de vários órgãos governamentais.

Fonte: Com Informações de Jornal Interativa


Conheça

Seja Bem-Vindo!

A principal atração turística de Avaré é a represa de Jurumirim, formada pelo Rio Paranapanema, a 18 km da cidade. O local é território livre para a prática de windsurf, Jet skis, banana boat, caiaques, barcos e lanchas. É possível alugar embarcações nas marinas, passear de escuna ou fazer aulas de wakebord e stand´up. Ao redor da represa estão também hotéis de lazer, casas de veraneio e pousadas atraentes para casais, além do Camping Municipal.

Na área central, os principais atrativos são o Mirante do Cristo Redentor, o Santuário de Nossa Senhora das Dores, o Horto Florestal, artesanatos, entre outras atrações. Ao passar pela cidade, não deixe de provar nosso famoso doce de leite, iguaria muito tradicional de nosso município.


ENTRE EM CONTATO


Net @ - sites para internet