RIO PARANAPANEMA: USINA DE CHAVANTES COMPLETA 50 ANOS DE ATIVIDADE

A Usina Hidrelétrica Chavantes, uma das mais importantes do rio Paranapanema, completou 50 anos na última semana. Localizada na divisa do estado de São Paulo com o Paraná, entre Chavantes (SP) e Ribeirão Claro (PR), a usina possui grande relevância, contribuindo para o setor elétrico com 414 MW de capacidade instalada, energia suficiente para abastecer uma cidade de 840 mil habitantes.
As obras de construção da usina foram iniciadas em 1959 e seu primeiro grupo gerador entrou em operação em 1970. Quando foi inaugurada, a UHE Chavantes era o maior empreendimento hidrelétrico da região e um dos maiores do Estado, representando significativo impulso para o desenvolvimento do Vale do Paranapanema.
Os números da barragem impressionam. São 89 metros de altura e 500 metros de comprimento. Na construção, foram utilizados 6 milhões de m³ de material.
O reservatório da usina desempenha uma papel importante no desenvolvimento turístico regional: com um lago límpido de 419 km², maior do que 57 mil campos de futebol, com bordas que se estendem por 1.085 km – banha 15 municípios paranaenses e paulistas, entre eles Piraju, Ribeirão Claro e Carlópolis. O resultado são lindas praias de água doce, onde estão instaladas dezenas de hotéis, pousadas, campings e marinas, entre outros equipamentos de lazer.