Carregando...

Fique Sabendo - Roteiros

ROTEIROS – CAMINHOS DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE AVARÉ

Natureza & Lazer

Represa de Jurumirim

A Represa de Jurumirim, formada pelo Rio Paranapanema, é a maior atração turística da Estância Turística de Avaré. Seu imenso espelho de água límpida dá origem a lindas praias, tornando o local ideal para banhos na temporada de verão, além da prática de esportes náuticos e passeios de lancha ou escuna. Ao redor da represa também estão charmosos hotéis e pousadas de lazer e cinematográficas casas de veraneio.

O Camping Municipal também é destaque na represa. Está localizado ao lado da Ponte Carvalho Pinto, as margens da Rodovia SP 255, e possui uma imensa área arborizada com toda infraestrutura necessária para os campistas: restaurante, banheiros, vestiários, pontos de energia, lavatórios, churrasqueiras e equipe de salva-vidas presente. O local é ideal para as férias familiares!

O Balneário Costa Azul é muito procurado por turistas que preferem alugar casas de veraneio. O bairro tem um comércio diversificado, com bares, lanchonetes, mercearias, farmácia, entre outros, atendendo as principais necessidades dos visitantes. A praia do Costa Azul encanta por sua areia branca contrastando com o azul da água da represa, tornando ali um cenário perfeito para momentos para descanso e lazer.

Serviço: Balneário Costa Azul –Rodovia João Mellão Km 276,6 / Camping Municipal – Rodovia João Mellão Km 277,4

A Cidade

Avaré é muito além da Represa de Jurumirim! A área urbana também surpreende os visitantes por suas lindas praças, excelente comércio, convidativos bares, restaurantes e lanchonetes, além das diversas opções de lazer.

Passeie pela cidade e aproveite para visitar o Horto Florestal. As trilhas que cortam a floresta nativa e exótica proporcionam belas experiências junto à natureza. Ao passar por Avaré não deixe de visitar o mirante do Cristo Redentor e aproveite para tirar fotos panorâmicas da cidade durante o pôr do sol!

Serviço:

Horto Florestal – Rua Pernanbuco, s/n

Mirante do Cristo Redentor – Praça da Paz, s/n

Dica!

O centro de Avaré é referência regional por oferecer um comércio diversificado e competitivo. Passeie pelas ruas da cidade e descubra lojas de artesanatos interessantes, cafés e lanchonetes bacanas e lojas de decoração e muito mais! Boas compras!

Cultura, História & Artes

As manifestações culturais dos avareenses estão materializadas nas esculturas, no teatro, na música, nas artes plásticas e sua qualidade é reconhecida internacionalmente, exemplo disso é a pintora Dijanira Motta, ícone do Arte Naif. A FAMPOP – Festival da Música Popular Brasileira, realizada há anos na cidade, revelou muitos dos talentos de hoje da MPB. Conheça e prestigie a Cultura de Avaré!

Circuito Cultural Fausto Mazzola

Criador dos principais monumentos de Avaré, o escultor Fausto Mazzola permaneceu na cidade durante quatro anos e neste período produziu o melhor da sua arte, hoje vistas nas praças e jardins da Estância Turística. O Circuito Cultural Fausto Mazzola convida os turistas a conhecerem um pouco mais desta arte ao destacar as obras deste importante escultor brasileiro.

Esculturas:

O Desbravador – Estátua de 4 metros, erguida na Praça Prefeito Romeu Bretas em 1958, representa a luta dos fundadores. A obra está localizada na Praça Padre Tavares.

Relógio Solar – É outra marca evidente do talento de Mazzola. O simbólico trabalho, cuja restauração será feita em breve pela Prefeitura, é um presente da Colônia Japonesa avareense. A obra está localizada na Praça Juca Novaes.

Cristo em Ascensão- Moldura em cimento branco a escultura retrata a imagem de “Cristo em Ascensão”. A obra está localizada na Praça Santa Cruz.

Fonte Luminosa – Obra mais famosa do artista, Fonte das Artes retrata nas esculturas a mitologia grega, inaugurada em 1961. Esta obra está localizada no  Largo São João.

Monumento ao Pracinha – O monumento ao Pracinha, também de 1961, inclui original pedestal, coincidência ou não, reproduzido depois por outros escultores e arquitetos brasileiros. Esta obra está localizada no Largo São João.

Circuito Histórico e Religioso

Conheça detalhes da história da Estância Turística de Avaré, através de seus museus, prédios históricos e igrejas centenárias:

Museu do Automóvel – Avenida Santos Dumont, n. 1890,Brabância. Tel- 3732-2336 / 9790-6783. Horário e atendimento- Terça-feira a Domingo , das 14h às 20h. Obs- entrada mediante a compra de ingresso, informe-se antes do valor do bilhete de entrada.

Centro Cultural Djanira Motta – Rua Minas Gerais, 279, Água Branca. Tel- 3732-5057 / 3733-6004. Horário de atendimento- Segunda a Sexta-feira , das 8h às 17h30 e aos sábados das 9h às 13h. Obs- atendimento especial para grupos , inclusive aos domingos, mediante agendamento prévio.

Mercado Municipal – Largo do Mercado, s/n, centro. Horário de atendimento – de segunda a sábado, das 8h as 18h.

Igreja de São Benedito – Largo S. Benedito, s/n. Tel- 3732-1195. Horário de atendimento – aberto todos os dias das 8h às 17h.

Santuário Nossa Senhora das Dores – Praça Padre Tavares , s/n- centro. Tel- 3733-5056. Horário de atendimento – aberto todos os dias , das 7h às 19h

Capela de Nossa Senhora da Boa Morte – Praça Sonho do Major  Tel- 3732- 5056.Horário de Atendimento- somente em horário de missa

Igreja de Santo Antonio – Largo Santa Cruz, s/n. Tel- 3732-5056.Horário de Atendimento – somente em horário de missa.

 

Informações:

Outras informações: Secretaria Municipal de Turismo – 14 3732-8009 

 


Conheça

Seja Bem-Vindo!

A principal atração turística de Avaré é a represa de Jurumirim, formada pelo Rio Paranapanema, a 18 km da cidade. O local é território livre para a prática de windsurf, Jet skis, banana boat, caiaques, barcos e lanchas. É possível alugar embarcações nas marinas, passear de escuna ou fazer aulas de wakebord e stand´up. Ao redor da represa estão também hotéis de lazer, casas de veraneio e pousadas atraentes para casais, além do Camping Municipal.

Na área central, os principais atrativos são o Mirante do Cristo Redentor, o Santuário de Nossa Senhora das Dores, o Horto Florestal, artesanatos, entre outras atrações. Ao passar pela cidade, não deixe de provar nosso famoso doce de leite, iguaria muito tradicional de nosso município.


ENTRE EM CONTATO


Net @ - sites para internet